Radio Line e Rádio Ideias apresentam, Frequência de Classe 54

Thermas Jatahy


quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Próstata - Esse assunto tem que ser tocado

Prefeitura adere ao Movimento Novembro Azul e promove ações em vários postos de saúde da cidade. Dia D acontece no próximo sábado

A Prefeitura de Jataí, por meio da Secretaria da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí, realizará, no próximo sábado (11), na Praça Tenente Diomar Menezes, ação voltada à saúde do homem, em virtude da realização do Movimento Novembro Azul que acontece no mundo todo sempre neste mês e que busca chamar a atenção para a prevenção e o tratamento do câncer de próstata.

A ação de sábado, chamada de “Dia D da Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata” dará aos homens de todas as idades que passarem pelo local, a oportunidade de receberem informações a respeito do câncer de próstata, orientações nutricionais e ainda, de aferirem a pressão, de realizarem teste glicêmico e testes rápidos para HIV e sífilis.

Ainda durante a ação, também será oferecido a toda as pessoas que passarem pelo local medicamento para o combate à dengue, conhecido como “gotinhas da dengue”.

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde do município promoverão palestras e rodas de conversas com foco na saúde masculina, ações que serão coordenadas pelo Programa Saúde do Homem, desenvolvido pela Secretaria de Saúde.

Além disso, homens a partir dos 50 anos ou aqueles que possuírem histórico familiar de câncer de próstata poderão, durante todo o mês de novembro, realizar consulta e o conhecido “exame de toque” nas unidades de saúde, das 7h às 17h de segunda a sexta-feira.

Novembro Azul

Movimento mundial surgido na Austrália, oficialmente em 2003, mês em que também se comemorava o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, ocasião em que um grupo de amigos se propuseram a deixar o bigode crescer durante um mês com intuito de apoiar a causa. A partir disso, o movimento ficou marcado pelo crescimento do bigode (ao estilo Mario Bros) e pelo uso da cor azul para simbolizar adesão e apoio ao movimento.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de estimular a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças masculinas com auge em 2014, momento em que o Instituto realizou em todo o Brasil com a iluminação de pontos turísticos com a cor azul, como o Cristo Redentor, o Congresso Nacional, o Teatro Amazonas, o Monumento às Bandeiras; conquistou a adesão de celebridades ao movimento como: Zico, Emerson Fittipaldi e Rubens Barrichello; promoveu corridas de rua; realizou pedágios nas estradas para arrecadar fundos para a causa, além de várias intervenções em eventos populares.

Dia D da Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata
Dia 11/10 – sábado
Horário: 08h às 12
Praça Tenente Diomar Menezes – Centro
Postar um comentário