Radio Line e Rádio Ideias apresentam, Frequência de Classe 54

Thermas Jatahy


quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Graduação em ciências contábeis dá permissão para perícias e auditorias vetadas para técnicos

Por Luiza Tenente, G1
No Brasil, há 530.373 profissionais que trabalham com contabilidade – 34% são técnicos e 66%, graduados.

No Brasil, há 530.373 profissionais que trabalham com contabilidade – 34% são técnicos e 66%, graduados. A diferença em relação à atividade que desempenham é a permissão em trabalhar com perícias judiciais ou extrajudiciais, revisão de balanços e auditorias. Segundo o decreto-lei que regulamenta a profissão, essas tarefas só podem ser praticadas por alguém formado na universidade.

Teste vocacional online, grátis e rápido ajuda na escolha da carreira

Até janeiro de 2015, todos precisavam ser aprovados em um exame de suficiência, organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade, para conseguir o registro profissional. Depois dessa data, somente os graduados – e não mais os técnicos - passaram a ter o direito de fazer a prova e tentar conseguir o certificado.

Para ser aprovado, é necessário acertar, no mínimo, 50% das questões. São cobrados, em 50 questões de múltipla escolha, tópicos como contabilidade geral, de custos e gerencial, controladoria, legislação e ética profissional, normas brasileiras de contabilidade, perícia contábil, matemática financeira, língua portuguesa aplicada e legislação e ética profissional, entre outros.

O índice de reprovação é altíssimo: no segundo semestre de 2016, 47.128 pessoas se inscreveram e 78,16% delas não passaram na prova. O índice de ausência no exame foi de 13,08%. No primeiro semestre, os números não foram muito diferentes: 74,14% de reprovação. Leia mais

Postar um comentário